CONCURSO DE FOTOGRAFIA E VIDEO

Se tens entre 14 e 26 anos e gostas de pensar o mundo através da lente de uma máquina fotográfica ou de filmar, envia-nos fotos ou vídeos originais sobre as desigualdades de género.

Estereótipos, discriminações, injustiças, violência em função do género, etc. são só alguns dos aspectos que podes explorar através da imagem...

Inspira-te e participa!


REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO:

Pode participar qualquer jovem dos 14 aos 26 anos, preferencialmente residente na região do Algarve.


FOTOS E VIDEOS

têm obrigatoriamente que:

a) Ser pertinentes para o tema: 

a.1) reflectir alguma forma a desigualdade de género, que pode ser relacionada com... 

... os papeis tradicionais atribuídos a mulheres e homens na vida pessoal, familiar, social e profissional; 

... os estereótipos sobre as características e comportamentos de mulheres e homens (por exemplo, a diferença entre o que é considerado decente ou indecente para eles ou elas);

... a violência exercida sobre as mulheres (física, sexual e psicológica);

... a violência no namoro;

... a discriminação pela orientação sexual e identidade de género;

... a forma como estas questões se reflectem na vida dos jovens actualmente.

ou
 

a.2) reflectir um exemplo de igualdade de género, nomeadamente...

... a igualdade de direitos e oportunidades;

... o respeito pelas escolhas e interesses pessoais; independentemente do sexo da pessoa, sem juízos de valor negativos;

... o mundo em que gostariam de viver;

... exemplos positivos vindos dos jovens.


e


b) ser originais, resultando de imagens recolhidas pelo/a participante.


c) mostrar criatividade, qualidade estética e artística, podendo as imagens ser simples ou trabalhadas, incluindo montagens e efeitos especiais.

d) ser capazes de gerar discussão sobre o tema, o que é avaliado em função do número de likes e dos comentários feitos a cada foto.

e) deverão ter um título, mas não é obrigatório.

f) respeitar as normas relativamente a formato e dimensão quando indicados:

- As fotos não têm limite máximo de tamanho, preferencialmente em formato .jpg ou .png., com a melhor qualidade possível para possível impressão em tamanho grande.

- Os vídeos deverão ter a duração de 2 a 4 minutos aproximadamente, e não podem exceder os 5 minutos.


ENVIO:

As fotos e vídeos deverão ser enviadas até dia 18 de MAIO: 

- por mail ou wetransfer, dependendo do tamanho

- por email para mimarte@academiapsicologiaeteatro.pt, 

- acompanhadas da informação de nome, idade, escola e contacto (telefone e email) do/a autor/a.


PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL: Cada jovem podem concorrer com, no máximo 3 produtos, sejam fotos e/ou vídeos, que deverão ser submetidas em conjunto (no mesmo dia, poder ser necessário o envio de mais de um email por limitações de tamanho).


PARTICIPAÇÃO EM GRUPO: Cada grupo ou turma, pode concorrer com um máximo de 5 trabalhos, sejam fotos e/ou vídeos, que deverão ser submetidas em conjunto. 

Todos os membros do grupo deverão ser identificados com nome e idade.


A organização reserva-se o direito de recusar fotos e Videos consideradas inadequadas.


AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS:

As fotos e vídeos serão avaliadas por um juri a indicar, que terá em conta a avaliação do público.


As fotos que cumpram os critérios a), b), c), e) e f) do concurso serão publicadas num álbum aqui no FB, com a informação do nome e idade do/a autor/a, para serem votadas e comentadas pelo público. 


PRÉMIO:

1. As fotos vencedoras serão incluídas numa exposição colectiva a apresentar em Faro e outros locais do Algarve e poderão ser também integradas nos cenários do espectáculo final.


2. Surpresa! ;)

 

DIREITOS DE AUTOR:

Ao participar no concurso, o/a participante aceita automaticamente a cedência de direitos de autor definitiva à entidade promotora, a AcademiaPortuguesa Psicologia eTeatro, que poderá usar a(s) imagem(ns) para qualquer fim que se enquadre nos objectivos da associação e dos projectos que desenvolve, com os devidos créditos de autoria e preservando sempre a dignidade do/a autor/a.


O Projecto Mimarte, promotor do concurso, é desenvolvido em parceria com o IPDJ e financiamento do POPH.